Com abertura ao público marcada para o dia 8 de maio no Metropolitan Museum de Nova York, a mostra Charles James: Além da Moda, reúne aproximadamente 75 criações mais notáveis do estilista anglo-americano ao longo da sua carreira, de 1920 até 1978, ano de sua morte.
“James foi um artista que escolheu o tecido e sua relação com o corpo humano como sua forma de expressão”, afirma Jan Giler Reeder, curador no The Costume Institute do MET e responsável pela organização da exposição com Harold Koda.
As galerias do primeiro andar da mostra exibem toda a beleza e a arquitetura dos trajes de gala realizados por Charles James, entre as décadas de 40 e 50. Croquis, estamparias, trabalhos incompletos, enfim, peças de arquivo do seu estúdio no Chelsea Hotel de Nova York, receberam um suporte tecnológico especial, responsável por dar vida à biografia de James.
A exposição explora o processo de criação de Charles James, que se valia de métodos matemáticos e científicos para desenvolver suas peças esculturais, modelos que revolucionaram a história da moda e que continuam a influenciar os designers até hoje.
Para quem for viajar para NY, a mostra segue até o dia 10 de agosto de 2014. Eu iria!
Uma opinião sobre “CHARLES JAMES: ALÉM DA MODA”