Biotecnologia nos calçados é o que promete a parceria.
Em recente collab com o MIT Design Lab, a Puma está em fase de pesquisa e desenvolvimento de calçados com biotecnologia. O objetivo é proporcionar uma experiência do usuário inovadora: que tal um par de sneakers com bactérias vivas, responsivas aos componentes presentes no suor dos seus pés?
O biodesign tem sido incensado como uma das novidades mais futuristas no desenvolvimento de produtos, dentro do chapéu da indústria 4.0. Aqui, vem com a chancela da Biorealize, que se associa à pesquisadores e partners do mercado para realizar produtos biotecnológicos.
“Deep Learning Insoles” e “Breathing Shoes”
Em poucas palavras, nas solas inteligentes dos sneakers as bactérias são inseridas em cavidades localizadas na sua camada superior, realizada em silicone. Essas bactérias são capazes de mudar a condutibilidade na sola e, então, essas atividades são registradas pela próxima camada. A terceira e última camada da sola realiza a comunicação com o smart device do usuário, que se torna capaz de analizar a sua performance em tempo real.
O Breathing Shoe, por sua vez, é realizado com um material ativado biologicamente, ambiente propício para microorganismos. O material “aprende” qual é a temperatura padrão do usuário e abre a ventilação cada vez que essa temperatura é superada. Dentro dessa concepção, cada usuário terá um par de calçados único.
Ambos foram apresentados na Design Week de Milão, em 2018, e ainda estão em fase de desenvolvimento.
Nicho esportivo
Ainda que as novas tecnologias aplicadas à moda acessem as suas diversas categorias – e cada dia mais aquelas consideradas “fashion” -, é no sportswear que novidades como os biomateriais ou outros tipos de tecnologias são historicamente mais absorvidas.
O desafio do criador da moda é inserir no desenvolvimento dos seus produtos a inovação desde a concepção do design. Aliás, um excelente artigo da ADWeek fala bastante sobre como o DTC – direct to consumer – está redefinindo a cena do marketing. Considero que essa colaboração da Puma com o MIT Design Lab seja um bom exemplo.